Ibope tem aumentado o número de casa para medição e Globo é a única que perde a audiência

Rede Globo Logo

As coisas não andam boas para a Globo  com as recentes mudanças na amostra de audiência do Ibope. O instituto intensificou neste ano o aumento no número de domicílios participantes da medição de audiência em TV. As mudanças na pesquisa, mais acentuadas em São Paulo, coincidem com a queda de audiência da Globo no ano, o único canal a perder público na região.

Em São Paulo, o número de domicílios com peoplemeter (aparelhos que aferem audiência) passou de 800 (dezembro/2013) para 930 (janeiro) e deve chegar a mil neste mês. É justamente nesta região que a Globo perdeu 8% de seu público, passando de 14,3 pontos (média diária de janeiro) para 13,1 (média diária de abril). Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo.

No período, a Record viu a sua audiência subir 27%. O SBT cresceu 20%, a Band, 30%, e a RedeTV!, 23%. Até junho, o Ibope deve passar de 4.500 para 4.880 o número de peoplemeters instalados no país.

O investimento do instituto coincide com a chegada de um concorrente na medição de audiência: o alemão GfK. Segundo o Ibope, a ampliação da amostra segue rigorosos padrões de qualidade para assegurar que a implantação não crie nenhum viés nos índices de medição de audiência.