“Globo Repórter” 26/09/14: O poder do Pão é o tema de hoje

Programa vai ao ar nesta sexta após "Império"

Programa vai ao ar nesta sexta após “Império”

O Globo Repórter investiga o poder do pão, o alimento sagrado da humanidade. Será que alguém resiste a ele? A maior cidade do país consome mais de 15 milhões por dia. Saiba por que, afinal, ele é chamado de pão francês? E mostra que sobram empregos de padeiro para quem quer botar a mão na massa. Quantos brasileiros não construíram a vida nesta profissão?

Programa mostra alguns mitos e verdades sobre o glúten. E mostra como ele age no nosso organismo. Conheça o homem que emagreceu 23 quilos cortando apenas o trigo. E a opção genuinamente nacional: o polvilho da mandioca.

Será que o pão sem glúten pode ser crocante? Vamos mostrar uma maravilha que nasceu nas montanhas de Minas: o pão de queijo. Não perca, uma receita que passa de mão em mão: o pão de Cristo. Será que, feito em casa, ele pode ser ainda mais gostoso e barato? E a multiplicação dos pães: por que ele se tornou o símbolo da fraternidade?
Receitas do “Globo Repórter”

PÃO DE COCO
Ingredientes:
– 300 g de mistura básica sem glúten
– 10 g de fermento biológico seco
– 3 ovos
– 2 colheres de sopa de açúcar (opcional)
– 3 colheres de sopa de margarina ou manteiga
– 1 vidro de leite de coco ou, se preferir, 200 ml de água
– 100 g de coco ralado sem adição de açúcar
Modo de Preparo:
– Na panificadora:
Untar a caldeira da panificadora e colocar os ingredientes na seguinte ordem: a água ou o leite de coco, a margarina (ou manteiga, óleo ou azeite) , os ovos, o açúcar, o coco ralado e a mistura para pães sem glúten.
Escolher o ciclo de pão sanduíche (número 11 ou o que tiver duração de 3h), iniciar o processo. Com a ajuda de uma espátula, não permitir que fique mistura nos cantos da caldeira. Deixar esfriar em uma tela ou grade.
– Na batedeira:
Untar as formas de pão inglês com margarina e reservar.
Na bacia da batedeira (planetária) acrescentar o açúcar, os ovos, a água ou leite de coco, os flocos de coco e mistura. Misturar com uma espátula. Bater na velocidade 2, depois da massa uniforme bater na velocidade 5 por 3 a 4 minutos. Colocar a massa nas formas untadas e deixar descansar por 30 minutos no mínimo. Pode-se pincelar antes de assar. Assar em forno pré-aquecido a 180º por aproximadamente 30 ou 40 minutos.
Receitas as
PÃO BRIOCHE

Ingredientes:
– 300 g de mistura básica sem glúten
– 10 g de fermento biológico seco
– 3 ovos
– 3 colheres de sopa de açúcar
– 3 colheres de sopa de margarina ou manteiga
– 150 ml de água ou leite
Modo de Preparo:
– Na panificadora:
Untar a caldeira da panificadora e colocar os ingredientes na seguinte ordem: a água, a margarina ou manteiga, os ovos, o açúcar e a mistura para pães sem glúten.
Escolher o ciclo de pão sanduíche (número 11 na panificadora Britania Multipane ou o que tiver duração aproximada de 3h), iniciar o processo. Com a ajuda de uma espátula, não permitir que fique mistura nos cantos da caldeira. Após o término do ciclo, retirar, deixar esfriar em uma tela ou grade.

– Na batedeira:
Untar as formas de bolo inglês e reservar.
Na bacia da batedeira (planetária) acrescentar a margarina (ou manteiga), os ovos, o açúcar, a mistura e a água. Misturar com uma espátula. Bater na velocidade 2 e, depois da massa uniforme, bater na velocidade 5 por 3 a 4 minutos. Colocar a massa nas formas untadas e deixar descansar por 30 minutos no mínimo. Assar em forno pré-aquecido a 180º por aproximadamente 30 ou 40 minutos.

Receitas de farinha preparada sem glúten

FARINHA PREPARADA I
1 kg de creme de arroz
330g de fécula de batata
165 g de araruta
FARINHA PREPARADA II
3 xícaras de creme de arroz
1 xícaras de fécula de batata
1/2 xícara de polvilho doce
FARINHA PREPARADA III
2 xícaras de creme de arroz
3/4 xícaras de fécula de batata

Receita do Pão de Queijo Mineiro
Ingredientes:
1 kg polvilho
1 copo americano de água
1 copo americano de óleo
1 prato de queijo ralado
5 ou 6 ovos
Leite ou água para amolecer a massa
Manteiga para untar

Modo de preparo:
Ferver o óleo e a água. Em seguida, escaldar o polvilho. Após, colocar os ovos e mexer a massa. Acrescentar aos poucos o queijo ralado e continuar mexendo. Amolecer a massa com um pouco de leite ou água, até a massa ficar em ponto de enrolar. Untar as mãos com manteiga e fazer bolinhas. Dispor os pães num tabuleiro untado com manteiga e colocar para assar.
Divulgação: Rede Globo