Globo participa da cobertura dos atentados de 11 de setembro.

Começamos hoje aqui no Famosos na web uma série de 11 matérias destacando a atuação do jornalismo da Globo que completará 50 anos de existência nos próximos dias, até o dia 30 vocês acompanham 11 fatos que aconteceram dos anos 2000 até 2015 que ganharam bastante repercussão no Brasil ou\e no mundo e que a Globo participou com  grandes coberturas, hoje nessa primeira matéria iremos falar sobre os ataques de 11 de setembro

 

 

(Atentados de onze de setembro)

(Atentados de onze de setembro)

O dia 11 de setembro de 2001 era pra ser mais um dia tranquilo na maior potência mundial, o Estados Unidos. Mas para a surpresa de todos não era, isso porquê aquele dia os EUA sofreu um dos maiores golpes da sua história e totalmente imprevisível e sem antecedentes .

Eram 08:45 minutos em Nova York e 09:45 pelo horário oficial de Brasília, quando a primeira aeronave se chocou com a primeira torre do world trade center que se tratava de um dos maiores centros comerciais do mundo e para pesadelo dos EUA uma outra aeronave também sequestrada pelo grupo terrorista al qaeda se chocou com a segunda torre do WTC as 09:03 minutos, a partir daquele momento não só os Estados Unidos mas sim o planeta estava em total estado de alerta, o sistema nacional de segurança dos EUA segundo informações obtidas na época achavam que os ataques se concentrariam apenas nas torres gêmeas, Não! As 09:37 uma outra aeronave de grande porte atingiu o pentágono (departamento de defesa dos EUA) e as 10:03 uma outra aeronave despencou em uma área rural na Pensilvânia. Aqui no Brasil a Globo foi a primeira emissora de TV a levar informações sobre o atentado através de um Plantão que interrompeu a programação por volta das 10:00 horas da manhã trazendo as primeiras informações sobre o ataque.

A partir desse plantão inúmeros outros aconteceram naquela manhã e naquele dia, vale ressaltar que já nos primeiros plantões a Globo já tinha imagens ao vivo obtidas através da CNN e da BBC e toda a sua redação no Brasil já saia na frente para garantir as melhores imagens e entrevistas no local. Em 2001 a Globo era a única emissora a possuir escritório nos EUA (as demais só tinham enviados especiais) e isso é claro fez com que a emissora pudesse obter informações que as outras aqui no Brasil ainda não tinham captado.

A noite o Jornal Nacional levou ao ar uma cobertura mais que completa abordando tudo o que aconteceu e com espaço para analise de especialistas com impactos e outros aspectos que marcaram aquele dia não só para os EUA e sim para o planeta.

A Globo realmente deu um “show” de cobertura nesse infeliz fato de grande relevância para o mundo, mas que marcou muito a trajetória da emissora nesses últimos 15 anos.

Fanweb