Globo 50 Anos: Renúncia do Papa Bento XVI

Durante esses últimos 15 anos realmente muitas coisas impressionante aconteceram no Brasil e\ou no mundo. E uma delas sem duvidas foi a renúncia do Papa bento XVI em 2013 não que isso fosse uma coisa absurda, afinal de contas a renúncia é permitido, mas sim por conta da atitude incomum, tendo em vista que poucas vezes e com um grande salto em anos foi possível ver uma renúncia no papado.

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

Desde 2010 que o Papa Bento XVI já dava claro sinais de que o seu pontificado não duraria por muito tempo, mas ainda assim muitos acreditavam na impossibilidade de uma renúncia vinda do mesmo que por sinal tinha pouco tempo no maior cargo da igreja católica, Bento XVI estava no cargo desde 2005 quando aconteceu um conclave após a morte de João Paulo II.

Ainda em 2010 o papa reforçou esses indícios de que poderia renunciar quando em um livro escrito pelo mesmo, o papa deu a seguinte declaração: “o papa não é mais fisicamente, psicologicamente e espiritualmente capaz […] então tem o direito, e sob certas circunstâncias, a obrigação, de renunciar.”  a onda da expectativa da renúncia foi crescendo e ganhou força total em 2012 quando a saúde do então pontífice apresentou uma piora devido a problemas cardíacos que já impedia o papa de cumprir inúmeros compromissos da sua agenda, estava realmente na hora de parar? Para Bento XVI sim. No dia 17 de fevereiro de 2013 em um anúncio no Vaticano o papa oficializou publicamente o seu pedido de renúncia que na altura do campeonato já não era mais uma grande surpresa, mas ainda assim surpreendeu muita gente que duvidava de tal ato vindo de Bento XVI. A Globo mais uma vez foi a primeira emissora a anunciar a notícia aqui no Brasil, a partir da renúncia do papa estava aberta a fase de um conclave que escolheu no mesmo ano o argentino Mario Bergoglio para ser o próximo papa que passou a se chamar Francisco.

Claro que uma notícia de tão grande relevância para o Brasil e o mundo foi tratada com grande destaque pela mídia, em especial a Globo que promoveu uma grande cobertura sobre esse fato que sem duvidas alguma marcou a história da igreja católica.

Globo notícia especial: https://www.youtube.com/watch?v=-Gyd83S8iEY

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)