Globo 50 Anos: Morria em 2005 o Papa João Paulo II.

Dando prosseguimento a nossa série de matérias com base em coberturas jornalísticas da Rede Globo nos últimos 15 anos iremos falar hoje sobre a morte do Papa João Paulo II, um acontecimento que marcou uma era e terá sua repercussão relembrada hoje aqui no Famosos Na Web.

(Foto do Papa João Paulo II)

(Foto do Papa João Paulo II)

Considerado um dos mais influentes do planeta no século XX o papa JPII não só se destacou por ser a maior autoridade do Vaticano, outras características marcaram a história do seu pontificado, a sua atuação como papa durou 37 anos, fazendo assim JPII o papa com o terceiro maior pontificado da história.

No dia 13 de maio de 1981 o papa sofreu um atentado na Praça São Pedro em Roma enquanto fazia uma aparição pública o papa foi atingido por diversos tiros que atingiram o seu abdômen e o seu intestino grosso, levado as pressas para o hospital o papa perdeu a consciência no caminho e teve que passar por uma cirurgia que durou mais de cinco horas a partir daquele ataque, também por conta da sua idade avançada a saúde de João Paulo II nunca mais foi a mesma.

Em 1997 o papa esteve aqui no Brasil para uma visita internacional que levou milhares de pessoas as ruas. Mas a sua saúde já não era a mesma tendo em vista que 5 anos antes da visita ao Brasil o Papa precisou remover um tumor benigno no intestino e meses depois sofreu uma queda na banheira que terminou com a quebra do fêmur do pontífice.

Em  2003 a saúde de JPII já estava em um estágio nada agradavel e ainda teve a sua piora logo depois de ser confirmado que o mesmo estava com o Mal de Parkinson há pelo menos 12 anos. No dia 31 de março o papa já em estado crítico foi internado por conta de uma infecção urinária. A partir daí o Vaticano confirmou que o Papa estava perto da sua morte e por conta disso a Globo já prevendo o pior, enviou William Bonner e uma mega equipe para o Vaticano. No dia 2 de abril de 2005 por volta das 15:30, terminava o pontificado do Papa João Paulo II que morreu aos 84 anos. A Globo por sua vez iniciava ali uma das maiores coberturas jornalística da sua história assim que foi confirmada a morte do papa, a Globo interrompeu a programação aqui no Brasil para fazer o anúncio em primeira mão, pelo fato da Globo já ter enviado antes uma equipe a Roma, naquele dia a noite no Jornal Nacional, William Bonner já estava ao vivo para trazer as repercussões da morte do Papa em Roma e em todo o resto do mundo, foi mais uma cobertura que marcou esses últimos 15 anos na Rede Globo.

Fanweb1