Globo 50 anos! Confira as novelas da Globo que marcaram época

Atualmente a rede Globo está passando por uns dos momentos mas difíceis da sua historia, em questão da audiência, a novela das 21h00 não esta repercutindo tanto quanto as novelas que marcaram época, isso por a novela tem um ótima qualidade, mas o publico não se agradou muito do enredo da novela, mas nem por isso ela deixa de ser a emissora numero 1º do Brasil.

Vários temas são abortados nas novelas, a maioria desses temas são polêmicos, ensinando novas culturas entre outras coisas. Um estilo de novela que chama bastante atenção dos telespectadores são as novelas de época, sempre bem produzidas, com detalhes minimalistas que tornam o trama uma viajem no tempo para quem assiste, e para relembrar as novelas de época veja a lista de grandes sucessos da Globo:

Terra Nostra
Uma das mais famosas novelas de época da Globo, transmitida no ano de 1999 Terra Nostra conquistou o público imediatamente. A história dos imigrantes italianos no final do século 19 protagonizados por Thiago Lacerda e Ana Paula Arósio foi emocionante do começo ao fim.

Cravo e a Rosa
Está novela foi escrita por Walcyr Carrasco, inspirada na peça teatral A megera domada, de William Shakespeare. Com altas doses de humor, romantismo, e uma produção impecável, a novela “O Cravo e a Rosa” que foi ao ar em 2000, e fez sucesso quando passou, e quando foi reprisada no “vale a pena ver de novo”.

A Padroeira
Novela foi protagonizada pelo ator Luigi Baricelli interpretando o corajoso Valentim Coimbra e Deborah Secco no papel da doce Cecília de Sá. A trama se passa no ano de 1717 e também foi escrita por Walcyr Carrasco e foi ao ar em 2001.

Esperança
Apesar de não ter agradado o público, pois passava a impressão de que a Globo queria reviver o sucesso que foi a novela “Terra Nostra”, a trama foi bem produzida e escrita pelo mesmo autor de Terra Nostra, Benedito Ruy Barbosa. Só que dessa vez estavam nos papéis principais da novela os atores Reynaldo Gianecchini como Toni e Priscila Fantin como Maria.

Chocolate com Pimenta
É mais uma trama escrita por Walcyr Carrasco que cai no gosto do público. Com a mesma temática de humor, misturados com romantismo e cenas muito bem produzidas a novela foi um sucesso de audiência. Exibida pela primeira vez em 2003 no horário das 18h com Murilo Benício e Mariana Ximenes nos papéis principais.

Cabocla
Escrita por Benedito Ruy Barbosa a trama se passa em 1918, e mostra a polêmica história do amor entre uma cabocla, e um advogado, interpretados por Vanessa Giácomo como Zuca, e Daniel de Oliveira no papel de Luís Jerônimo.

Alma Gêmea
A novela é cheia de mistérios e aborda algumas crenças espíritas, como reencarnação. Exibida no ano de 2005 e é mais uma novela de época escrita por Walcyr Carrasco de tremendo sucesso, tanto quando foi exibida a primeira vez, e quando foi reprisada. Os protagonistas da trama foram Priscila Fantin, como Serena, e Eduardo Moscovis no papel de Rafael.

Sinhá Moça
A novela se passa no ano de 1886 e é uma adaptação do livro Maria Dezonne Fernandes feira pelo escritor Benedito Ruy Barbosa. A novela aborda temas históricos, como a escravidão, e tem como protagonistas Danton Mello e Débora Falabella.

O Profeta
A novela se passa em 1950 e tem como protagonista Thiago Fragoso, no papel de Marcos, um jovem que tem o dom da premonição, e quem vive a mocinha da trama é a atriz Paola Oliveira, no papel de Sônia. A trama também foi sucesso de audiência quando transmitida em 2006.

Ciranda de Pedra
Escrita por Alcides Nogueira, a novela foi ao ar no ano de 2008, e teve a sua primeira versão exibida em 1981. No os papéis principais contatam com os atores Ana Paula Arósio, Marcello Antony.

fafa_211

(Foto: Novelas da Globo Antigas)