Filme indiano ‘Bhaag Milkha Bhaag’ ganha ‘Oscar Bollywood’ na Flórida

O filme indiano “Bhaag Milkha Bhaag” foi o grande vencedor do “Oscar Bollywood” na noite de sábado (26), arrematando cinco dos principais prêmios, incluindo melhor filme e melhor diretor, na primeira vez que a premiação fez uma parada nos Estados Unidos, em Tampa, Florida.
Celebridades como Kevin Spacey e John Travolta e dignitários da Índia e os Estados Unidos se deslocaram para a cidade da costa do Golfo esta semana para a premiação do Indian Film Academy Internacional, que foi comparado ao Super Bowl em termos de necessidade de segurança, gerenciamento e planejamento de trânsito.
“Bhaag Milkha Bhaag”, um drama esportivo biográfico baseado na vida de Milkha Singh, um corredor indiano campeão nacional e atleta olímpico, foi o grande vencedor da premiação que coroou quatro dias de eventos e celebrações que visam criar laços mais profundos entre a Índia e os EUA.
Além dos prêmios de melhor filme e diretor para Rakeysh Omprakash Mehra, o filme ganhou o prêmio de melhor ator para Farhan Akhtar, melhor atriz coadjuvante para Divya Dutta e melhor história. O filme também ganhou uma série de prêmios técnicos.
A estrela de Hollywood Travolta recebeu um prêmio especial por sua contribuição para o cinema internacional, e disse se sentia “honrado e humilde ao ser colocado nesta categoria.”
O evento de quatro dias, com uma audiência mundial esperada de 800 milhões, atraiu dezenas de milhares de visitantes para a área e deve ter gerado 11 milhões de dólares em receita, segundo os organizadores.
A indústria cinematográfica indiana de 2 bilhões de dólares tem um amplo alcance global e produz mais filmes por ano do que Hollywood, embora indústria cinematográfica os EUA gere cinco vezes mais receita, de acordo com o Tampa Bay Times. (Agência Reuters)