Exposição de Game of Thrones leva fãs ao topo da muralha

Os fãns de Game of Thrones podem ter a sensação de fazer da Patrulha da Noite na muralha da premiada série da HBO.

Será possível sentir na pele como é estar no topo da muralha, numa visita à exposição GoT – The Exhibition, que abre neste sábado e fica no Rio até a próxima quarta, no shopping Village Mall, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Com cerca de cem itens originais usados nas filmagens, a mostra é parte da divulgação da quarta temporada da série, que estréia neste domingo, às 22h, na HBO e Cinemax.

Graças à mais moderna tecnologia de realidade virtual, os visitantes terão a oportunidade de se ver no elevador de ferro que Jon Snow (Kit Harington) costuma usar para ascender ao topo da muralha. Ouve-se o barulho do vento, sente-se o frio e, principalmente, a vertigem. Uma vez no alto, é como um caminhar pela neve até a beirada do precipício gelado. Ainda chocado com a visão deslumbrante do Norte de Westeros, é quase certo que o fã será surpreendido por um ataque fatal de fogo vivo, segundos antes de se ver em chamas, como tem acontecido com alguns dos personagens menos sortudos da série. A experiência de imersão usa os Oculus Rift, da Oculus VR, empresa americana comprada com grande barulho pelo Facebook na última semana.

“Estive na abertura, em Nova York, e não sabia o que esperar. É sensorial, extraordinário e realmente tem o poder de te transportar para a produção”, define a atriz Gwendoline Christie, a guerreira Brienne of Tarth.

“Por um momento, me esqueci de onde estava e até que faço parte da série”, completa o ator chileno Pedro Pascal, que estreia na nova temporada como o solar Oberyn Martell, princípe vingativo não incluído no cenário gelado da Muralha.

“Eu bem que gostaria de passar uns dois dias com aqueles óculos, explorando Westeros”, acrescenta.

“A exposição e essa imersão interativa é uma maneira que encontramos para dizer obrigado aos fãs”, diz o vice-presidente de Marketing da HBO na América Latina, Fernando del Granado.

Além da experiência virtual, sem dúvida a maior atração do evento, estão expostos elementos preciosos de cena, como os ovos de dragão de Daenerys Targaryen (Emilia Clarke), a espada “agulha” de Arya Stark (Maisie Williams) e a mão de ouro que o agora amputado Jamie Lannister (Nikolaj Coster-Waldau) aparecerá usando nos próximos episódios, além de vestidos das mais belas personagens, trajes dos lordes mais elegantes e todo tipo de adereços, armas, armaduras, storyboards e maquetes.

Esta é a segunda edição de GoT – The Exhibition, que passou por São Paulo em 2013. Neste ano, o Rio é uma das oito cidades escolhidas para receber a exposição, que já esteve em Nova York, Cidade do México, Austin e seguirá para Oslo, Toronto, Belfast e Vancouver. A entrada é gratuita, mas os 20.000 ingressos, distribuídos mediante cadastro no site www.gotbr.com.br, esgotaram-se em poucas horas. O Brasil é o segundo maior mercado de Game of Thrones no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.