“Em Família” tem dois finais escritos Confira;

O autor Manoel Carlos criou dois finais para Em Família, que termina em julho. Em ambas as versões, Helena (Julia Lemmertz) irá ficar grávida de Laerte (Gabriel Braga Nunes), pondo fim a uma relação de amor e ódio que permeia toda a novela das nove da Globo. Em um final que o próprio autor chama de “alternativo e dramático”, Luiza (Bruna Marquezine) morre em um acidente com Virgílio (Humberto Martins). O Notícias da TV teve acesso à sinopse da novela das nove da Globo.

Versão 1 – Felizes para sempre

Luiza se casará com Laerte usando o vestido de noiva que a mãe vestiu 20 anos antes, para subir ao altar com o mesmo Laerte, então interpretado por Guilherme Leicam. Depois de casada, preocupada por não conseguir engravidar, Luiza vai ao médico e descobre que é estéril. Helena a consola, diz que ela pode adotar uma criança. Mas Luiza tem uma ideia radical: ela quer o útero de Helena, que reluta e sofre, mas concorda em engravidar por inseminação artificial.

A Helena de Julia Lemmertz repete assim os gestos das Helenas de Regina Duarte (Por Amor, 1997) e Vera Fischer (Laços de Família, 2000). A primeira trocou na maternidade o próprio filho pelo da filha, natimorto. A segunda teve um filho para salvar a filha leucêmica com um transplante de medula óssea.

Passam-se nove meses e nascem gêmeos de Laerte e Helena: João Victor e Quinzinho. Novamente, Manoel Carlos faz autorreferência. Ele homenageia Lilian Lemmertz, mãe de Júlia e intérprete de sua primeira Helena, em Baila Comigo (1980). João Victor e Quinzinho eram os gêmeos vividos então por Tony Ramos, filhos da Helena de Lilian Lemmertz.

Nessa versão, todos são felizes para sempre. Luiza termina com Laerte e Helena, com Virgílio.

Versão 2 – Fênix, o amor renasce

Manoel Carlos também tem na manga um final “alternativo e dramático”. Nele, um mês depois do nascimento dos gêmeos, Luiza viaja a trabalho. Laerte iria com ela, mas um imprevisto de última hora muda a história. Luiza viaja acompanhada do pai, Virgílio, e os dois morrem em um acidente de carro ou avião.

Como no mito da Fênix, o amor de Helena e Laerte renasce. Eles irão cuidar dos gêmeos e reviver um grande sentimento. Na última cena, eles aparecem balançando as duas crianças em um berço. Laerte segura a corrente com o medalhão da Fênix que deu a Helena no primeiro capítulo.

FIM.