Dublador do Pateta morre aos 93 anos

Morre aos 93 anos o dublador Telmo de Avelar, que pode não ser um conhecido nato do público no aspecto visual, mas com certeza, grande parte das pessoas já ouviram sua voz em algum momento, já que Telmo foi o responsável por dublar um dos personagens da Disney de maior sucesso no Brasil, que é o Pateta. Telmo emprestou sua voz também para o personagem Ludovico.

Telmo faleceu na madrugada desta segunda-feira, 09 de janeiro. A informação foi divulgada e confirmada por Cida Cabral, que é a representante do retiro dos artistas, local que Telmo morava há pelo menos 3 anos. Cida destaca que o artista sofria com problemas no pulmão e na perna, e por conta da sua idade avançada, todo problema acabava o colocando em uma situação delicada.

Na sexta-feira da semana passada, o dublador precisou ser conduzido ao hospital, já que estava desidratado e ainda por cima não estava querendo comer, o que preocupou a todos. Nascido na cidade de Curitiba, embora dublador, Avelar atuou em três novelas da Globo, que são: Irmãos Coragem (1970), Nina (1977) e Pai Herói (1979). Avelar deixa uma filha.

Telmo Avelar se consagrou como dublador (Foto: Montagem/Fanweb)