“Dia Dia” Moqueca de Camarão e Figo Ramy

Ingredientes (Moqueca de Camarão)

Para o Camarão:
½ quilo de camarão grande e já limpo (cabeças e cascas reservados)
1 cebola picada a grosso modo
1 tomate picado a grosso modo
1 dente de alho picado a grosso modo
½ xícara (chá) de folhas de coentro picadas
½ pimentão verde em cubos pequenos
Suco de 1 limão
Sal a gosto

Para a Moqueca:
1 tomate em rodelas
1 cebola em rodelas
½ pimentão em rodelas
½ xícara (chá) de azeite de dendê
¼ xícara (chá) de azeite de oliva
½ xícara (chá) de leite de coco
2 pimentas de cheiro inteiras

Modo de preparo

Bata em um processador a cebola junto com o tomate, o alho, o coentro, o pimentão, o limão e o sal. Quando ficar tudo homogêneo transfira para uma vasilha, coloque os camarões, misture e reserve na geladeira por cerca de 20 minutos.

Para a Moqueca; em uma panela de barro, preferencialmente, coloque os camarões que estavam reservados na geladeira. Cubra com as rodelas de tomate, a cebola e o pimentão. Junte as pimentas de cheiro inteiras, regue com os azeites e leve para ferver por aproximadamente 5 minutos, com a tampa encaixada. Quando ferver, reduza a temperatura do fogo e cozinhe por cerca de 15 minutos, regando de vez em quando com o próprio líquido que se formará. Por fim, derrame em fio o leite de coco, cozinhe por cerca de 2 minutos e sirva.

moqueca de camarão

Ingredientes (Figo Ramy)
3 caixinhas de figo fresco (24 unidades)
1 quilo de açúcar cristal
2 folhas de louro
1 xícara (café) de álcool de cerais
2 xícaras de água

Modo de preparo

Lave os figos em água corrente e com o auxílio de um pincel, retire a maior quantidade possível das manchas brancas. Transfira todos eles para uma panela, deixando uns  ao lado dos outros e com o cabinhos voltados para cima. Lembre-se de colocar um pouco do açúcar no fundo da panela para fazer uma espécie de “cama” de açúcar. Espalhe o restante do açúcar por cima, distribua as folhas de louro e regue com o álcool. Tampe a panela e cozinhe em fogo brando por cerca de 1 hora. Retire a panela e continue cozinhando por mais aproximadamente 1 hora ou até que a calda fique em ponto de fio médio. Retire a panela do fogo e achate com delicadeza cada figo afim de que ele perca uma boa quantidade da calda que absorveu durante o cozimento. Reserve em uma compoteira os figos murchos e a calda em outro pote, tudo na geladeira. No momento de servir coloque uma ou duas unidades do figo ramy em um pote, regue com um pouco de calda e sirva.

Dica: Há quem acrescente, no momento de servir, uma generosa colherada de creme de leite fresco batido à mão. figo ramy