“Dia Dia” 17/11/2014 Mexido chique e torta de maça

Nesta segunda 17/11/2014,  as 09h00, tem mais uma deliciosa edição do programa Dia Dia, apresentado por Daniel Bork. A primeira dica bacana é Mexidinho Chique, para aquela hora que bate a fome de comer algo prático, mas que seja bem saboroso.

Caramelo com Flor de Sal  é a dica para uma sobremesa bem charmosa. Flor de sal são cristais delicados com uma textura crocante e suaves. É um elemento bem presente na alta gastronomia.

A tradicional Torta de Maçã  também está no cardápio, com o chef  Pedro Henrique Brasil.

E nesta edição a reportagem do dia faz uma reflexão: quando comemos, não estamos apenas ingerindo um alimento para saciar a fome. O que comemos é o reflexo das influências culturais, revela muito sobre nossas vivências. E há um impacto da economia na hora de pôr a mesa.

O programa ‘Dia Dia’ vai ao ar nesta segunda(17) as 09h00.diadia

 Torta de maçã ingredientes

Para a Massa:

1 pacote de biscoito tipo maisena
3 colheres (sopa) de margarina culinária

Para o Recheio de Doce de Maçã:

6 unidades de maçã tipo gala
3 colheres (sopa) de açúcar refinado
2 colheres (chá) de canela em pó
½ copo de água

Para o Recheio de Creme:

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
4 gemas
1 colher (sopa) de amido de milho
1 colher (chá) de essência de baunilha

Para o Acabamento:

2 colheres (sopa) de canela em pó

Modo de preparo
Para a Massa; triture o biscoito até obter uma farinha lisa. Adicione a margarina culinária em temperatura ambiente (ponto de pomada) e misture até obter uma farofa. Acomode a farofa em uma forma de fundo removível e pressione-a para fixar. Leve ao forno (180°C) por cerca de 15 minutos.

Para o Recheio de Doce de Maçã; descasque e retire o caroço das maçãs, posteriormente corte-as em cubos pequenos. Em uma panela pequena, coloque as maçãs cortadas, o açúcar e a canela em pó. Leve ao fogo baixo, sempre mexendo, por aproximadamente 20 minutos.

Para o Recheio de Creme; em uma panela acrescentar o leite condensado, as gemas peneiradas e o soro do creme de leite misturado com o amido de milho. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, por aproximadamente 20 minutos ou até obter ponto de brigadeiro. Acrescente o creme de leite e a essência de baunilha, com o fogo desligado até obter uma mistura homogênea. Leve para a geladeira por aproximadamente 2 horas.

Para Montar; coloque o doce de maçã sobre o fundo assado (frio) e complete com o creme. Alise a superfície da torta e polvilhe a canela em pó para dar o acabamento.