Confira os destaques do “Aprovado” (20/06/2015)

Com exibição no fim de semana que antecede os festejos juninos, o Aprovado de sábado, 20, está danado de bom. O forrozeiro Del Feliz, que acaba de completar 15 anos de carreira, traz sanfona, zabumba, triângulo e muito forró pé de serra para animar o programa. A agenda do cantor para o São João é extensa e conta com apresentações no interior do estado e na capital. Em Salvador, o show acontece no domingo, 21. Del, que se orgulha do título de forrozeiro, lembra que suas músicas também são românticas.

E por falar em romantismo, junho é o mês de Santo Antônio, que tem fama de casamenteiro. Trezenas são muito comuns nesse período, e há 30 anos a folclorista Sálua Chequer, que também é devota do santo, reza em sua casa com música, simpatias e guloseimas. “Santo Antônio é meu xodó. Converso com ele com a intimidade de um amigo”, conta Sálua.

O Aprovado volta no tempo para contar a história dos 20 anos de internet comercial na Bahia. A analista de sistema Claudete Alves relata a implantação da rede e a sua finalidade. “A ideia básica desse projeto de Estado chamado internet é que ele tinha que ser um bem para a sociedade”, afirma o professor Nelson Pretto, que também narra a trajetória da web.

O terceiro episódio da série Quilombos da Bahia mostra a comunidade do Galeão, localizada no município de Cairu; um lugar que emana cultura e a simpatia dos moradores é contagiante. Por lá, as manifestações transcendem os limites geográficos e trazem um pedaço da África para o dia a dia dos moradores. “Tenho orgulho de fazer parte dessa comunidade. O Galeão, pra mim, é vida”, conta a líder comunitária Ioná Manuela.

No quadro Fazendo a Diferença, o Instituto Fatumbi abre suas portas e mostra o trabalho que desenvolve com crianças do Alto das Pombas e Calabar. O grupo proporciona atividades educacionais, culturais e artísticas, além de atendimento de saúde e apoio psicossocial. “Minha nota melhorou depois que o projeto surgiu”, conta um dos alunos da ONG. Tudo isso é sábado, excepcionalmente às 8h25.

(Foto: Reprodução/Internet)

(Foto: Reprodução/Internet)