Começa a campanha “Novembro Azul” contra o câncer de próstata

novembro azulA Campanha Novembro Azul intensifica neste mês a prevenção e o tratamento da saúde do homem, em especial contra o câncer de próstata. No próximo dia 17 é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Em Fortaleza, o Centro de Saúde do Meireles, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), disponibiliza consultas e exames para a saúde do homem. O espaço funciona das 17h às 21h na Avenida Antônio Justa, 3.161, no Bairro Meireles, em Fortaleza. A unidade de saúde oferta consultas com urologistas, clínicos gerais , cardiologistas e exames de prevenção do câncer de próstata.

O programa de atenção integral à saúde do homem foi implantado em novembro de 2009 em Fortaleza. No último ano foram realizados mais de 11 mil atendimentos, segundo a coordenadora do programa, Ana Célia Gazelli.

O urologista Ricardo Libório ressalta que os homens devem procurar fazer o exame de toque da próstata aos 40 anos de idade. Depois deste primeiro exame, recomenda-se o intervalo de cinco anos para um novo exame. A partir dos 70 anos o exame retal deve ser feito de seis em seis meses. “O homem deve procurar fazer o exame a partir dos 40 anos de idade. Não precisa estar sentindo nenhum problema para procurar o exame. Se ele sentir alguma dor óssea já é sinal que o problema avançou”, disse Libório.

O especialista disse que ainda que mesmo que o exame de sangue não aponte nenhuma interfência é recomendável fazer o exame retal. “Mesmo se o exame de sangue (PSA) der um resultado normal é recomendado fazer o exame de toque, pois, 27% dos pacientes que fazem o exame de sangue têm câncer de próstata.

O Centro de Saúde do Meireles também disponibiliza exames laboratoriais, tratamento de doenças sexualmente transmissíveis e controle e tratamento de hipertensão e diabetes. Para as parceiras dos pacientes,o Centro de Saúde assegura consultas com ginecologista.

O Estado do Ceará deve ter no fim deste ano um total de 2.350 casos de câncer de próstata. Em 2011, foram registrados 562 óbitos causados pela doença.  Em 2012, o câncer de próstata causou a morte de 605 pessoas. Em 2013, foram 652 mortes.