Carnavalesca Rosa Magalhães lança seu novo livro

Carnavalesca mais premiada da história do Carnaval carioca, Rosa Magalhães lança dia 9, no Rio de Janeiro, o livro ‘O Inverso das Origens’. O livro relata como funciona seu processo criativo, com imagens dos doze grandes desfiles que marcam sua trajetória.

“Me encomendaram um livro sobre Carnaval e eu quis fazer algo diferente. Demorei cerca de oito meses para criar o formato e fazer as pesquisas”, diz ela, que já em sua estreia na Avenida, em 1982, sagrou-se campeã. “Foi o ano mais importante da minha carreira. Até hoje o enredo Bumbum Praticumbum Prugurundum é lembrado”, afirma.

Para esse ano ela toca ‘A Incrives Historia do Homem Que Só Tinha Medo da Matinta Perera’, a ‘Tocandira e da Onça Pé de Boi’, enredo da São Clemente. “Conto a história de Fernando Pamplona, um dos maiores nomes do nosso Carnaval. À frente do Salgueiro, ele revolucionou a história ao apresentar, pela primeira vez, em 1960, um enredo sobre a vida de uma personagem não-oficial da história do Brasil: Zumbi dos Palmares. Foi inesquecível”.

Rosa Magalhães

Rosa Magalhães