Aprenda a fazer as receitas do “Globo Repórter” 26/09/14

Foto:Divulgação

Foto:Divulgação

Para você que gosta de fazer lanches, o Globo Repórter revela algumas receitas especiais. Confira abaixo uma das delicias que programa vai apresentar.

PÃO DE COCO
Ingredientes:
– 300 g de mistura básica sem glúten
– 10 g de fermento biológico seco
– 3 ovos
– 2 colheres de sopa de açúcar (opcional)
– 3 colheres de sopa de margarina ou manteiga
– 1 vidro de leite de coco ou, se preferir, 200 ml de água
– 100 g de coco ralado sem adição de açúcar
Modo de Preparo:
– Na panificadora:
Untar a caldeira da panificadora e colocar os ingredientes na seguinte ordem: a água ou o leite de coco, a margarina (ou manteiga, óleo ou azeite) , os ovos, o açúcar, o coco ralado e a mistura para pães sem glúten.
Escolher o ciclo de pão sanduíche (número 11 ou o que tiver duração de 3h), iniciar o processo. Com a ajuda de uma espátula, não permitir que fique mistura nos cantos da caldeira. Deixar esfriar em uma tela ou grade.
– Na batedeira:
Untar as formas de pão inglês com margarina e reservar.
Na bacia da batedeira (planetária) acrescentar o açúcar, os ovos, a água ou leite de coco, os flocos de coco e mistura. Misturar com uma espátula. Bater na velocidade 2, depois da massa uniforme bater na velocidade 5 por 3 a 4 minutos. Colocar a massa nas formas untadas e deixar descansar por 30 minutos no mínimo. Pode-se pincelar antes de assar. Assar em forno pré-aquecido a 180º por aproximadamente 30 ou 40 minutos.

PÃO BRIOCHE

Ingredientes:
– 300 g de mistura básica sem glúten
– 10 g de fermento biológico seco
– 3 ovos
– 3 colheres de sopa de açúcar
– 3 colheres de sopa de margarina ou manteiga
– 150 ml de água ou leite
Modo de Preparo:
– Na panificadora:
Untar a caldeira da panificadora e colocar os ingredientes na seguinte ordem: a água, a margarina ou manteiga, os ovos, o açúcar e a mistura para pães sem glúten.
Escolher o ciclo de pão sanduíche (número 11 na panificadora Britania Multipane ou o que tiver duração aproximada de 3h), iniciar o processo. Com a ajuda de uma espátula, não permitir que fique mistura nos cantos da caldeira. Após o término do ciclo, retirar, deixar esfriar em uma tela ou grade.

– Na batedeira:
Untar as formas de bolo inglês e reservar.
Na bacia da batedeira (planetária) acrescentar a margarina (ou manteiga), os ovos, o açúcar, a mistura e a água. Misturar com uma espátula. Bater na velocidade 2 e, depois da massa uniforme, bater na velocidade 5 por 3 a 4 minutos. Colocar a massa nas formas untadas e deixar descansar por 30 minutos no mínimo. Assar em forno pré-aquecido a 180º por aproximadamente 30 ou 40
Pão de Cristo
Ingredientes:
1 litro de água filtrada
4 colheres (sopa) açúcar
4 colheres (sopa) farinha de trigo
1 colher (café) sal

Utilize uma vasilha de vidro para melhor visualização, coloque a água levemente morna (quase em temperatura ambiente) e por cima polvilhe o sal, açúcar e a farinha.
Não mexa, cubra com um filme plástico e deixe fermentar por 3 a 4 dias.

Multiplicação do Fermento
– 1ª Etapa
Ingredientes:
1 parte do fermento ( fermento pronto para uso)
1 colher (sopa) de sal
4 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 copos (requeijão) de água em temperatura ambiente (equivalente a +/- 820ml )

Em uma vasilha de vidro ou plástico, coloque o fermento reservado e polvilhe por cima o sal, o açúcar e a farinha de trigo. Adicione a água e não mexa. Cubra com um filme plástico e deixe fermentar por no mínimo 12h fora da geladeira. Estará bom quando formar uma espécie de nata grossa por cima com uma aparência aveludada.

– 2ª Etapa
Passado o tempo de fermentação, mexa a mistura com uma colher de plástico e divida em 3 partes iguais. Use uma balança se tiver ou use 3 vidros iguais do mesmo tamanho. (se tiver, dê preferência para aqueles com tampa do tipo que se esteriliza, pois a vedação é melhor). Deixe descansar por mais 12h com o vidro tampado (gosto de deixar os vidros em cima de um prato de isopor ou pano para que não fiquem em contato com a bancada fria) Passado o tempo guarde na geladeira. Quando for utilizar para fazer o pão ou uma nova multiplicação, retire o fermento da geladeira pelo menos 2 horas antes.

Receitas de farinha preparada sem glúten
FARINHA PREPARADA I
1 kg de creme de arroz
330g de fécula de batata
165 g de araruta
FARINHA PREPARADA II
3 xícaras de creme de arroz
1 xícaras de fécula de batata
1/2 xícara de polvilho doce
FARINHA PREPARADA III
2 xícaras de creme de arroz
3/4 xícaras de fécula de batata
1/4 xícara de polvilho doce

Receita do Pão de Queijo Mineiro
Ingredientes:
1 kg polvilho
1 copo americano de água
1 copo americano de óleo
1 prato de queijo ralado
5 ou 6 ovos
Leite ou água para amolecer a massa
Manteiga para untar

Modo de preparo:
Ferver o óleo e a água. Em seguida, escaldar o polvilho. Após, colocar os ovos e mexer a massa. Acrescentar aos poucos o queijo ralado e continuar mexendo. Amolecer a massa com um pouco de leite ou água, até a massa ficar em ponto de enrolar. Untar as mãos com manteiga e fazer bolinhas. Dispor os pães num tabuleiro untado com manteiga e colocar para assar.