Abertura da novela ”Em Família” custou 30 dólares

Por US$ 30 (ou R$ 75) e alguma habilidade com computador, você pode adquirir um programa capaz de produzir um vídeo quase idêntico ao da abertura de “Em Família”, a nova novela das 21h, da Globo. À venda em sites com produtos para design gráfico, a “árvore de fotos” comporta até 42 imagens.

O projeto original, chamado “Photo Gallery on a Sunny Afternoon”, é de um escritório australiano e está disponível em After Effects, um programa da Adobe. Ele vem “aberto” para quem compra, ou seja, vem com o espaço para que o cliente insira as suas próprias imagens na “árvore”, de maneira fácil e didática (inclui um tutorial, informa a empresa)

No site que consultei, o projeto está à venda desde outubro de 2012. Na última segunda-feira (03), informava que já haviam sido vendidas 3.713 cópias do projeto. Quem notou a semelhança entre o vídeo à venda e a abertura da novela foi o empresário e designer Mario Terra Neto.

Consultada pelo blog, a  Globo reconhece que este projeto estrangeiro foi uma “referência” usada na realização da abertura de “Em Família”. “Mas não a única”, diz a emissora, que me enviou uma série de outras “referências” com o mesmo tema. A nota enviada pela Comunicação da Globo diz o seguinte:

“Essa é uma história que mostra as relações em família e a árvore genealógica é um dos ícones desse território. Foi natural recorrermos a ela. Ela está na abertura, esteve no press kit, foi um dos principais elementos da festa de lançamento da novela. Nossa ideia foi reforçar esses laços familiares com fios de ouro, mostrando como essas relações são valiosas. Assim chegamos à solução das fotos penduradas na árvore, com fios dourados. Fotos em árvores também têm sido muito usadas na decoração de festas e celebrações familiares. Conhecíamos a referência do site que você nos encaminhou, mas ela não foi a única que usamos, já que, como explicamos, esse recurso tem sido usado em diversas situações, soluções e formatos.”