As 6 melhores formas de garantir a vitalidade mental.

teoria-e-pratica-para-uma-vida-saudavel-2-3-452

 

 

 

 

1-      MEXA-SE

Caminhada e outros exercícios aeróbicos contribuem para manter e melhor a marcha em adultos. Musculação e pilares fortalecem as articulações e retardam a perda de massa muscular. Alongamento e exercício funcionais melhoram a coordenação.

 

2-      SONHE COM OS ANJOS

Dormir bem é essencial para consolidar memórias. Basta uma noite mal dormida para notar que lembrar as coisas fica mais difícil. Anote as falhas de memória no dia seguinte e comprove. O cérebro precisa de, no mínimo seis horas de sono por noite.

 

3-      COMA BEM

Grãos integrais, frutas, vegetais e gorduras saudáveis (derivadas de peixe, semente, oliva, etc.) reduzem os riscos de problemas cognitivos na vida adulta. E esse tipo de alimentação reduz o risco de Alzheimer.

 

4-      APRENDA SEMPRE

Buscar novos conhecimentos é um habito que deve ser cultivado durante a vida toda. O risco de demência é menos em profissionais que desempenham atividade mentalmente complexas como ensinar e negociar.

 

5-      PARE DE FUMAR

O risco de Alzheimer é duas vezes mais alto em pessoas que fumam mais de dois maços por dia durante a meia-idade. Entre os que consomem menos os risco é similar daqueles que não fumam.

 

6-      CULTIVAR AMIZADE

Laços sociais melhoram a capacidade cognitiva. Todo apoio é importante de onde venha: amigos, familiares, cuidadores, etc.

A velocidade mental é maior durante conversas em gruo que em atividades solitárias como leitura.